Diagnóstico pela Língua
Diagnóstico pela Língua, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Todo terapeuta que estuda MTC tem variada gama de ferramentas de diagnóstico: língua, pulso, pele, expressão do rosto, humor, entre outros. Porém, neste artigo, vamos apenas discorrer sobre a língua como ferramenta de diagnóstico.
Língua e MTC
Em um diagóstico pelo língua, segundo a MTC, observamos: cor, forma, revestimento e umidade.
Porém, antes de discorrer sobre estes aspectos, observe suas divisões, conforme imagem acima. Assim, a localização das características nos diversos pontos, permitem ao terapeuta a identificação das patologias.
Cor do corpo da Língua
A cor do corpo indica as condições do Sangue, Qi Nutritivo e órgãos Yin; reflete condições de Calor ou Frio e Yin ou Yang. Ou seja, mostra como está o funcionamento do Estômago.
A cor normal é vermelho-pálida. E há cinco (5) cores patológicas: Pálida, Vermelha, Vermelho escura, Púrpura e Azul.
Pálida
A cor do corpo pálida indica tanto uma deficiência do Yang como do Sangue. Ou seja, a língua pálida mostra que não há nutrição adequada, podendo ser causada por:
- má alimentação ou insuficiente,
- excesso de atividade física que consome a energia,
- digestão incompleta dos nutrientes dos alimentos ou
- absorção inadequada da matéria digerida.
Vermelha
Por vermelha entende-se muito vermelha, que sempre indica Calor.
Porém há duas (2) condições: a língua pode apresentar revestimento, que neste caso indica Calor por Excesso. Contudo, se não houver qualquer revestimento, indica Calor por Deficiência.
Como Calor por Excesso podemos considerar obesidade, alimentão gordurosa, excesso de carboidratos, além de poucos nutrientes essenciais.
A cor vermelha na ponta remete ao estado do Coração. As laterais vermelhas indicam Fogo no Fígado ou Calor na Vesícula Biliar, indicando excesso ou deficiência, segundo a presença ou não de revestimento.
Vermelho-escura
É simplesmente um tom mais escuro do que o Vermelho. Assim, seu significado clínico é o mesmo que o da língua Vermelha, porém a condição é mais grave.
Púrpura
A língua Púrpura sempre indica estagnação do Sangue. Há dois tipos de estagnação: Púrpuro-avermelhada e Púrpuro-azulada.
Quando a cor é Púrpuro-avermelhada indica que há acúmulo de Sangue e a pessoa está nutrida. Em contrapartida, a língua Púrpuro-azulada denota Frio e estase do Sangue, e se desenvolve a partir de uma língua Pálida.
Azul
A significância da língua Azul é a mesma da Púrpuro-azulada, ou seja, Frio Interior, com forte estase de Sangue.
Forma do corpo da língua
A forma do corpo indica o estado do Sangue e do Qi Nutritivo, remetendo aos estados de Excesso ou de Deficiência.
- Magra: deficiência de Sangue ou de Yin
- Inchada: umidade, fleuma e estagnação
- Parcialmente inchada: Calor
- Ponta inchada, vermelha: Fogo do Coração intenso
- Laterais inchadas, vermelhas: Fogo do Fígado
- Laterais inchadas na língua Pálida: deficiência do Baço
- Inchaço no terço dianteiro da língua: Fleuma no Pulmão
- Dura: Vento interior ou estase do Sangue
- Flácida: deficiência de Fluidos Corpóreos
- Longa: Calor
- Curta: deficiência grave de Yang ou de Yin
- Fissurada: Calor por Excesso ou deficiência de Yin
- Trêmula: deficiência do Qi do Baço
- Desviada: Vento interior
- Marcas de dentes: deficiência do Qi do Baço
Revestimento da língua
O revestimento da língua reflete o estado dos órgãos Yang e, em particular, o Estômago, pois reflete as condições de como está a digestão do indivíduo.
Portanto, a língua normal deveria ter um revestimento branco fino, o qual é formado por resíduos formados pela digestão do Estômago, que alcançam a língua quando sobem. Dessa forma, um revestimento branco fino indica que o Estômago está digerindo o alimento de maneira correta.
Revestimento espesso sempre indica a presença de um fator patogênico e, assim, quanto mais espesso, mais forte é esse fator.
Fator este, que pode ser exterior ou interior: Vento exterior, Umidade (interior ou exterior), Frio, retenção de Alimento, Fleuma, Calor ou Fogo. Por exemplo, uma pessoa que apresenta índices elevados de colesterol, comumente apresenta saburra amarelada e espressa.
A ausência parcial de revestimento indica deficiência de Yin do Estômago.
E a ausência total de revestimento indica deficiência de Yin do Estômago ou do Rim, ou de ambos.
Se a língua também estiver Vermelha por toda parte, assim, é uma indicação definitiva de Yin do Rim deficiente com Calor por Deficiência.
As cores patológicas de revestimento podem ser branca, amarela, cinzenta ou preta.
O revestimento branco denota um padrão de Frio, a menos, que esteja fino e branco, pois seria normal.
O revestimento amarelo indica um padrão de Calor por Excesso.
Os revestimentos cinzento e preto, ambos podem indicar tanto Frio extremo quanto Calor extremo, conforme a presença ou não de umidade.
Umidade
A quantidade de umidade sobre a língua fornece uma indicação do estado dos Fluidos Corpóreos.
Portanto, sempre que estiver seca, significa que o Calor começou a danificar os Fluidos Corpóreos, pois o calor evapora os líquidos.
A língua normal deveria ser ligeiramente úmida, indicando que os Fluidos Corpóreos estão íntegros e assim, transformados e transportados de maneira adequada.
Língua muito úmida indica que o Yang Qi não está transformando nem transportando os fluidos, e eles estão se acumulando para formar a Umidade.
Se a língua estiver seca, pode indicar tanto Calor por Excesso como Calor por Deficiência, dependendo se a língua tiver um revestimento ou não, ou deficiência de Yin.
Ainda, se o revestimento estiver pegajoso ou escorregadio, denota retenção de Umidade ou Fleuma.
O objetivo é que o texto não fosse tão técnico, entretanto, como é um artigo de diagnóstico, não foi possível fugir totalmente do linguajar da Medicina Tradicional Chinesa.