Moxabustão

Moxabustão, Moxaterapia ou apenas Moxa é a técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que consiste em aplicar calor em pontos de acupuntura. Por isso, a Moxa deve ser aplicada por profissionais que conheçam Medicina Chinesa.

Neste artigo, vamos discorrer sobre as formas de aplicar a Moxa, indicações e os diversos tipos.

Aquecendo Pontos com Moxabustão

Vou citar três (3) formas de aquecimento:

  • diretamente sobre a pele
  • por aproximação
  • aquecendo as agulhas

Queimando Cones sobre a Pele

A forma menos usual aqui no Brasil, mas praticada principalmente nas regiões mais frias da China e colocar cones de Moxa sobre a pele e queimar. Fica uma marca avermelhada e depois em tom marrom, deixando pequenas cicatrizes. Na realidade, é uma queimadura de primeiro grau.

Embora pareça estrando para nós, era usada na China, principalmente para aliviar dores articulares, como no joelho. Porém hoje, com o advento de medicamentos eficientes para dor, esta forma, vem sendo abandonada.

Aquecimento por Aproximação

Esta é a forma mais usada no Brasil. Nós acendemos os bastões de Moxabustão e os aproximamos da pele. Deixamos nossa mão bem próxima desse calor, para sentir, quando é a hora de afastar, par evitar desconforto e queimaduras.

Também, ficamos com um olho no cliente, para observar a sua expressão facial e descobrir, que devemos afastar o bastão. Isso pois, a sensibilidade de nossa mão normalmente é diferente da pele do cliente.

Aquecendo as Agulhas

Durante uma sessão de acupuntura, podemos aquecer a a cabeça das agulhas, que estão no corpo do cliente. Dessa forma, por transmissão de calor, pois as agulhas são de metal, o calor chega até o interior do corpo.

Aquecendo as Agulhas

Durante uma sessão de acupuntura, podemos aquecer a a cabeça das agulhas, que estão no corpo do cliente. Dessa forma, por transmissão de calor, pois as agulhas são de metal, o calor chega até o interior do corpo.


Indicações da Moxabustão

Bem, a Moxabustão é acupuntura com calor. Então, teoricamente poderíamos usar a Moxa para fazer todos os tratamentos que a acupuntura faz.

Entretanto, há 11 problemas de saúde, para os quais a Moxaterapia é mais eficaz, seja apenas o Calor ou juntamente com as agulhas. A seguir:

  • Dores musculares
  • Relaxamento físico e mental
  • Estresse e controle da ansiedade
  • Auxílio no tratamento da depressão
  • Constipação e diarreias crônicas
  • Insônia
  • Dores nas articulações como joelhos, ombros e nas costas
  • Asma, resfriados e sinusites
  • Auxilia no tratamento de enxaqueca
  • Doenças no sistema reprodutivo feminino: cólicas menstruais, menstruação irregulares, infertilidade, correção de apresentação pélvica do feto durante a gravidez tardia e baixa da libido
  • Impotência masculina, diminuição da qualidade do esperma.

A Vovó que fazia Moxa

Conheci uma jovem senhora nissei. Ou seja, seus pais nasceram no Brasil, mas seus avós nasceram no Japão.

Ela contou, que quando era criança e a garotada estava muito agitada, a vovó fazia Moxa em todo mundo. A vovó acendia o bastão, enfileirava a criançada e aquecia a região superior das costas, entre a cervical e o ombro. E naqueles mais agitados, ela encostava a brasa, deixando uma pequena marca.

Podemos concluir, que a Moxaterapia faz parte da cultura oriental.

Tipos de Moxa

Bastão de Artemisia

Bastão de Artemisia

O produto que é queimado, normalmente são bastões de folhas secas da planta Artemísia vulgaris.

Entretanto, ela tem um cheiro característico e forte, que adere às roupas e à pele. E assim, algumas pessoas reclamam do odor, um tanto forte.

Por isso, frequentemente é usado o bastão de carvão, que e inodoro. Porém, neste casos há perda dos benefícios produzidos pelo aroma da Artemisia: tem efeito calmante e alivia sintomas de gripes e resfriados.

Também é bactericida e fungicida. Conheci um senhor acupunturista, que fazia moxa de Artemisia nos pés dos clientes que tinham chulé. Eram dois benefícios imediatos:

  • o cheiro desagradavel dos pés era sobreposto pelo cheiro da Artemia.
  • E, como ela é fungicida, então ajudava na eliminação dos microorganismos.
Moxabustão com Carvão

Bastão de Carvão

Quando o terapeuta e/ou o cliente prefere um produto inodoro, há no mercado os bastões de carbono. Que é uma barra de carvão. Neste caso, o benefício terapêutico é o aquecimento da região, que estimula a circulação da Energia Qi ao longo dos Meridianos de Acupuntura.

Cones de Artemisia

Cones de Artemisia

Embora pouco usado no Brasil, existem pequenos cones de artemísia, que são queimados diretamente jundo à pele, deixando-a marcada. Seu uso é mais comum nas regiões gélidas do Norte da China.

Conheci um senhor, nascido na Coreia, que queimava semanalmente esses cones dois centímetros acima do joelho. Existiam marcas dessa queima, mas ele dizia que a dor no joelho sumia totalmente. Ele é acupunturista e só usa essa técnica com seus conterrâneos porque: “Brasileiro não aguenta a dor.

Moxabustão, Moxaterapia ou Moxa

É uma técnica cada vez mais usada em nosso cotidiano, à Medida que as Práticas Integrativas avançam aos diversos rincões do Brasil.

Entretanto, há restrições no seu uso. Portanto, tenha o cuidado de fazer Moxa com um profissional que conheça Medicina Tradicional Chinesa.

Boa Saúde! 😊🙏