O Pulso para o Massoterapeuta

O Massoterapeuta com formação em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem no Pulso importante ferrramenta de diagnóstico para perceber o estado do paciente antes de iniciar uma Massagem.

O que o Pulso mostra?

Tocando o pulso podemos perceber se uma pessoa está agitada ou com pouca energia.

Entretanto, essa agitação pode ser um estado contínuo ou momentâneo. Esta percepção o terapeuta constroi a medida que vai conhecendo o paciente ao longo de vários atendimentos.

Por exemplo, uma pessoa regularmente calma, pode num dia específico aparecer mais esbaforida. Mas será que ele está nessa agitação porque o trânsito o deixou assim? Neste caso, em poucos minutos ele se acalma.

Assim, conhecendo o histórico e fazendo a leitura momentânea, então é possível escolher a massagem mais adequada. Mas, a leitura do Pulso continua, pois periodicamente o terapeuta faz uma releitura e assim vai ajustando o toque da massagem.

Resumindo, a primeira leitura mostra se a pessoa está no momento que chegou: mais Yang ou mais Yin.

Pulso Agitado

Quando referimos que uma pessoa está mais Yang, significa que ela está agitada. Neste caso haverá uma massagem com toques mais lentos, mais suaves para a deixar mais calma.

Por exemplo, um cliente conhecidamente calmo sempre recebe uma massagem revigorante. Mas, nesse dia, pelo Pulso observarmos que ele está agitado, então será feita uma Massagem Relaxante.

Pulso Calmo

Uma pessoa mais Yin, pode ser porque é calma. Porém, ela pode ter pouca energia, tanto por alimentação inadequada ou por excesso de trabalho.

Se o paciente é calmo naturalmente, fazemos uma massagem revigorante, na medida certa para ele ficar bem.

Entretanto, o Pulso pode ser Yin porque a pessoa está fraca, com pouca energia. Nestes casos, faremos a Massagem Revigorante, mas também uma auriculoterapia e/ou acupuntura.

Pulso e Terapia Complementar

Saiba mais sobre Pulsologia e Medicina Tradicional Chinesa no site do National Center for Complementary e Integrative Health.